sexta-feira, 11 de março de 2011

Plasma, LCD ou LED? Qual a TV ideal!

Entre LCD, plasma, LED e 3D, a TV ideal é a que cabe em sua sala
A escolha de uma TV passa necessariamente pelo tamanho do ambiente em que ela ficará, a luminosidade do local e seu preço. As principais opções do mercado de televisores flat (aqueles modelos que, ao contrário dos antigos e trambolhudos televisores de tubo, tem a tela fina) são dotados de telas de plasma, LCD e de LED (variação do LCD). As opções de transmissão de imagens são 2D e 3D.

Confira o que você deve levar em conta antes de comprar sua próxima TV.

Plasma, LCD ou LED?

Devido a questões como reflexo na tela, taxas de contrastes, tempo de resposta e iluminação, os analistas consultados pelo UOL Tecnologia concordam que, de forma geral, as TVs de plasma são mais indicadas para “ambientes grandes ou mal iluminados”. Já os televisores de LCD e LED (variação do LCD) são perfeitos para “cômodos pequenos ou com muita claridade”.

“O fim que se fará da TV também é importante na escolha. A de plasma é a ideal para quem deseja assistir primordialmente a filmes e esportes, pois ela não deixa rastros”, afirma Daniel Kawano, analista de produto da Panasonic Brasil. “Já as telas de LCD são mais apropriadas para quem deseja usar como monitor de notebook, pois formam melhor imagens estáticas” (para entender as diferenças entre LCD e Plasma, veja a reportagem).

A TV de LED é uma variação da de LCD, que conta com quase todas as características da
TV que é derivada. A diferença: em vez da luz branca do display de cristal líquido, nesses televisores há um conjunto de LEDs com as três cores primárias que filtram a luz do LCD. Esse conjunto formado pelo vermelho, verde e azul garante cores mais puras às imagens e a luz é formada de modo igual pela tela, sem perder brilho ou alteração de cores. Contraste, brilho e cores são melhores formadas, em comparação ao LCD tradicional, no televisor por conta desses diodos emissores de luz (LEDs, para os íntimos).

Ambiente

Sabendo o que oferece cada tipo de TV, é importante pensar no cômodo onde ficará o televisor. Cada fabricante tem uma tabela que referencia tamanho de tela com espaço até o sofá (e o telespectador). De acordo com a AOC, que também desenvolve monitores, para televisores de 19 polegadas, a distância até ele deve ser entre 0,8 m a 2,3 m. Confira, abaixo, as distâncias recomendadas.

Tamanho                                                     Distância
19”                      De 0,8m a 2,30m
22”                      De 0,9m a 2,80m
26”                      De 1,0m a 3,30m
32”                      De 1,2m a 4,2m
42”                      De 1,6m a 5,4m
46”                      De 1,8m a 6,0m

 

TV digital

Outra questão considerada primordial pelos analistas consultados é o decodificador de TV digital integrado. Ele deve estar presente no modelo escolhido. “É uma questão de tempo, pouco, diga-se, até o mercado somente trabalhar com TVs que aceitem sinal digital”, diz André Romanon, gerente de produtos da AOC Brasil. “Comprar uma TV analógica agora é jogar dinheiro fora, já que o usuário terá de trocar novamente o equipamento em breve.”

Além do sinal de recepção, a preocupação com as saídas do aparelho também devem estar em pauta antes de adquirir um televisor. As entradas desejáveis são HDMI, s-vídeo, fone de ouvido, composite e de som. Portas USB, que rodem conteúdo digital provindo de PCs, como fotos e filmes, por exemplo, também fazem parte do kit obrigatório.

3D

Por fim, chega-se à questão do 3D. Há no mercado TVs que somente reproduzem conteúdo em três dimensões. E existem ainda aquelas que, além de transmitir programas nativamente feitos em 3D, emulam na tela as três dimensões — grosso modo, fazem isso sobrepondo imagens em 2D. Para saber se ambas (ou uma, ou nenhuma) experiências agradam, é indicado fazer um teste. As principais fabricantes mantêm em grandes lojas demonstrações dos televisores.

Uma vez decidido comprar a TV 3D, é de bom tom observar a questão dos óculos. Descobrir com quantas traquitanas deste tipo o televisor será vendido é importante, pois chamar os amigos para assistir ao futebol 3D exigirá um equipamento para cada um. Além disso, ficar em diferentes posições na frente do televisor, constatando o alcance do sinal, é vital: ao se afastar do monitor ou ficar deitado sob ele pode, dependendo da TV, desligar os óculos e impossibilitar a visualização de programação em três dimensões.

Ha ainda um último detalhe sobre as TVs 3D e seus óculos: a carga que vai no acessório. “Há opções de óculos recarregáveis, que levam 3 horas para terem a carga completa. Com eles, o usuário não precisará ficar pagando bateria extra, mas se ela acabar durante uma transmissão, levará tempo até que a pessoa consiga ver TV em três dimensões novamente”, diz Kawano. “Já os óculos com bateria permitem que eles sejam recarregados apenas com a troca dela. E as baterias custam em média R$ 1.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário