sábado, 16 de julho de 2011

COMO FICAM SUAS INFORMAÇÕES PESSOAIS NO MUNDO VIRTUAL APÓS SUA MORTE

Há três meses no ar, o site Brevitas propõe-se a dar um destino digno a contas, perfis e acervos que, de outra forma, permaneceriam assombrando a web.

As redes sociais têm revolucionado a forma como as pessoas se comunicam, mas sofrem de um efeito colateral desconcertante: quando um usuário morre, suas contas continuam a assombrar a web. O Brevitas
foi criado como resposta a essa questão. No ar desde março, o site permite que qualquer um elabore seu próprio ritual de despedida, definindo os procedimentos para lidar com seu acervo de informações virtuais.
A ideia do site surgiu de uma experiência forte: um acidente de automóvel ocorrido há cerca de seis anos. “Eu sofri um acidente muito grave, estava sozinho no carro. Durante o resgate, muita coisa passou pela minha cabeça e uma delas foi o que eu gostaria de ter dito à minha família”, relembra o gerente de desenvolvimento Luiz Gigante, de 27 anos, idealizador do site.
O projeto, no entanto, tomou corpo apenas em meados do ano passado. Foi quando Gigante se uniu ao também desenvolvedor Gabriel Militello, que colaborou no desenvolvimento e na estratégia de segurança do site. A estreia veio em março. Desde então o Brevitas recebeu cerca de 350 inscrições – e isso sem divulgação maciça, ressalta Gigante. “O lançamento foi viral. Nos primeiros dias, tivemos de oito a dez cadastros diários”, conta.
Despedida
O que o Brevitas oferece é basicamente um ritual de despedida. No site, o usuário poderá definir o que fazer com suas contas online de redes sociais, e-mail, sites de leilões e o que mais tiver – esses itens são chamados pelo Brevitas de “bens virtuais”. Entre as ações possíveis estão cancelamento de contas e perfis, transferência da senha para outra pessoa e até a programação das mensagens – scraps, tuites, mensagens de mural -  que serão publicadas após sua morte. Ele também poderá deixar depoimentos póstumos em texto, vídeo e voz.
A parte mais crítica do serviço do Brevitas é a verificação do falecimento de um usuário. Para isso, ele é obrigado a cadastrar pelo menos duas pessoas – chamadas “verificadores” – que deverão informar e confirmar sua morte. “Mesmo assim, tentaremos localizar o usuário para ter certeza”, explica Gigante. “E fazemos essa checagem de forma manual justamente para impedir a ocorrência de alarmes falsos.”
Apesar de o site estar no ar há apenas três meses, Gigante afirma estar satisfeito com o resultado. “A aceitação tem superado bastante a expectativa”, avalia. Ele diz que, dos 350 inscritos, 98% aderiram ao plno gratuito, que traz limitações no número de contas a serem programadas (a versão paga custa 49,90 reais por ano e não tem limitações). Recentemente o site ampliou o limite da versão grátis, de duas para cinco contas. “Eu mesmo tenho mais de 20 contas, mas só umas cinco são mesmo relevantes”, diz o responsável pelo site.
E Gigante já planeja melhorias. Num futuro próximo, o site poderá armazenar arquivos diversos e álbuns de fotos, formando um todo que deverá formar o que Gigante chama de “testamento online”. Por enquanto, o teste definitivo – a morte de algum usuário – ainda não ocorreu. “Só tivemos um caso [de disparo das mensagens], mas foi para um teste”, ressalta o diretor do site. Melhor assim.

Fonte: IDG Now!



Djalma Barbosa
Tvmais.Net, A sua tv na internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário