segunda-feira, 14 de março de 2011

JOVENS PERDEM INTERECE POR TELEVISÃO

Menos TV, mais Internet


A televisão passou para segundo plano, a Internet conquistou terreno e viver sem telemóvel seria quase impossível.

Pesquisa revela que os pais estão preocupados com o tempo que os filhos passam na Internet e que cerca de 67% dos jovens, dos 12 aos 18 anos, admitem que não sabem passar sem telemóvel. 

 A questão é polêmica. O uso das novas tecnologias pode significar um maior isolamento social dos jovens? "Julgo que as tecnologias como a Internet e as comunicações móveis são, sobretudo potenciadoras da sociabilidade dos jovens dos 12 aos 18 anos e não tanto potenciadores do seu isolamento social.

Conversar através de programas de mensagens instantâneas foi à prática mais frequente do conjunto de atividades listadas no inquérito quantitativo, com um total de 65,8% dos jovens a afirmarem usar programas como o MSN pelo menos um dia por semana. Participar em sites de redes sociais como o Hi5 é uma prática desenvolvida com frequência por um total de 57,3% dos jovens que responderam ao inquérito quantitativo: 19,7% todos os dias, 19,2% três a seis dias por semana, 18,4% um a dois dias por semana em média.

No caso particular dos usos da televisão por parte dos jovens dos 12 aos 18 anos, no estudo etnográfico verifica-se que se assiste à diminuição da importância da televisão na dieta de media dos mais jovens, não só porque a maior parte dos jovens participantes neste estudo atualmente já recorre ao uso do computador e Internet como forma preferencial de ocupação do tempo livre em casa depois do almoço e jantar, como também por projetarem no futuro - daqui a três a cinco anos - verem menos televisão e usarem mais a Internet.

A televisão perde terreno, mas continua a ser um meio importante e significativo no quotidiano da maioria dos jovens. Ver menos e intervir mais?


TVmais.net
Djalma Barbosa.


Acesso ao conteúdo completo da pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário